Vacinação Infantil

Os bebês nascem com proteção contra certas doenças porque os anticorpos de suas mães foram passados ​​a eles através da placenta. Após o nascimento, os bebés amamentados obtém os benefícios continuados de anticorpos adicionais no leite materno. Mas, em ambos os casos, a proteção é temporária.
A Imunização (vacinação) é uma forma de criar proteção contra certas doenças, utilizando pequenas quantidades de um microorganismo morto ou enfraquecido que causa uma doença em particular.
Os microorganismos podem ser vírus (tais como o vírus do sarampo) ou podem ser bactérias (tais como pneumococos). As vacinas estimulam o sistema imunológico a reagir como se houvesse uma infecção real. O organismo então se defende da "infecção" e "lembra" como combatê-lo rapidamente caso o corpo venha a ser atacado futuramente.


As vacinas são seguras?

As vacinas são geralmente seguras. A proteção oferecida pelas vacinas supera em muito o risco de problemas graves. As vacinas têm feito muitas doenças graves da infância se tornarem raras hoje em dia. Converse com o seu pediatra se você tiver quaisquer dúvidas.


Quando devo vacinar meu filho?

As recomendações sobre quando tomar as vacinas mudam ao longo do tempo. Você pode obter informações atualizadas do calendário de vacinação de bebês, crianças e adolescentes no site da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) clicando abaixo:



É importante observar que seu filho normalmente recebe sua primeira vacina logo depois que eles nascem.


As vacinas têm efeitos colaterais?

Algumas vacinas podem causar efeitos colaterais temporários leves, como febre, dor, ou um nódulo sob a pele onde a vacina foi aplicada. O seu pediatra vai informar sobre possíveis efeitos colaterais com certas vacinas.


O que é a vacina contra a gripe?

A vacina contra a gripe (também chamada de vacina contra gripe Influenza) é aplicada no início da temporada de gripe. A vacina contra a gripe é segura para crianças a partir de 6 meses de idade. Como os vírus da gripe mudam de ano para ano é muito importante para o seu filho (e você) receber a vacina todo ano para que possa estar protegido. As crianças são mais propensas a ter complicações decorrentes da gripe.

Entretanto, existe a possibilidade de quem foi vacinado contrair a gripe. Esta probabilidade pode girar em torno de até 30%. Mas uma pessoa vacinada, mesmo tendo gripe, apresentará sintomas mais fracos.


Autor: Dra.Cíntia Vranjac.