Tratamento para Piolhos

Quando você se tornou um pai, você provavelmente nunca se imaginou à procura de piolhos no cabelo do seu filho. Mas isso é o que você (ou alguém) terá que fazer se suspeitar que seu filho está infestado.

Quando a má notícia vem da escola

Muitas escolas fazem verificações regulares de piolhos durante o ano escolar examinando a cabeça de todas as crianças. Se encontrarem piolhos eles vão te avisar. Você pode fazer a sua própria verificação para confirmar essas descobertas. É melhor fazer isso o mais rápido possível porque, quanto mais cedo você encontrar os piolhos mais fácil será lidar com eles. E se encontrar piolhos você precisa verificar (e possivelmente tratar) a família toda.


Guia de sobrevivência de piolhos para os pais

As criaturas do tamanho de um grão de gergelim e os seus ovos pequenininhos são muito difíceis de se detectar. Se não for possível identificá-los através de uma inspeção visual (passo 2), tentar pentear molhado (passo 3)

Você vai precisar de muito boa luz e uma lupa (a menos que você tenha olhos de águia). Se você for para a etapa três você irá precisar também de um pente de piolhos (encontrado em farmácias) e um condicionador de cabelo.


Passo 1: Olhe para os sinais e sintomas de piolhos

Seu filho pode ter um ou mais destes sintomas:

  • Cócegas no couro cabeludo;
  • Sensação de que algo está se movendo no cabelo;
  • Coceira causada por uma reação alérgica a picadas de piolhos (crianças podem arranhar ou esfregar seu couro cabeludo. Especialmente em torno da parte de trás da cabeça ou orelhas);
  • Feridas na cabeça causadas ao coçar;
  • Irritabilidade;
  • Problemas para dormir (piolhos são mais ativos no escuro).

Passo 2: Como procurar piolhos, a primeira fase (cabelos secos)

Verificar o couro cabeludo em vários lugares, especialmente atrás das orelhas e na nuca. Você pode notar feridas ou uma erupção onde estiver coçando. Verifique se existe movimento estranho no cabelo.
É provável que você não veja os piolhos. Eles são muito pequenos, mover-se rapidamente e evitam a luz. Por isso eles são difíceis de detectar. Procure pelos ovos dos piolhos, conhecidos como lêndeas. Esses pequenos sacos em forma uma gota de lágrima branca ou amarelada estão ligados ao fio do cabelo perto do couro cabeludo. As lêndeas podem ser mais fácil de sentir do que ver. Elas dão a sensação de grãos de areia.

Certifique-se que o que vê são realmente lêndeas. As lêndeas são muitas vezes difíceis de distinguir da caspa ou de resíduos de produtos para cabelo. A diferença é que as lêndeas aderem ao fio do cabelo como uma cola enquanto a caspa e outros flocos são facilmente removidos a partir da haste do cabelos. Verifique se as lêndeas que você encontrar ainda estão vivas.


Passo 3: Procurando piolhos, segunda fase (cabelos molhados)

Você precisará ir para esta etapa se você não conseguiu confirmar se há uma infestação apenas olhando na cabeça de seu filho, da forma descrita no passo 2. O pente de piolhos é a melhor ferramenta para encontrar piolhos vivos. Os dentes em um pente comum são muito distantes para prender o pequeno piolho.

Molhar o cabelo de seu filho e depois coloque um pouco de condicionador.

Pentear o cabelo em seções, a partir das raízes até as pontas, com um pente de piolhos. Se houver piolhos no cabelo do seu filho, você deve vê-los no pente. Se você determinar que seu filho tem piolhos, verifique as outras crianças e adultos da sua casa. Você vai precisar tratar a todos para se livrar eficazmente. Se você seguir estes passos e você ainda não tem certeza leve seu filho ao médico.


Tirar selfies pode transmitir Piolhos?

A febre das selfies poderia estar por trás do aumento no número de piolhos entre os alunos do ensino médio da Holanda, revelou um estudo do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM) publicado em 29/08/2016).

"Acredito que a razão é o comportamento dos estudantes do ensino médio. Há muitos abraços e, quando fazem selfies, o cabelo de um entra em contato com o dos demais e permite a transferência dos insetos", explicou a especialista Desiree Beaujean à TV holandesa "RTL".


Como fazer o tratamento

Na farmácia, solicite um remédio tipo vermífugo para piolho, é o melhor tratamento. É vendido em dose única mas as vezes precisamos repetir a dose até 3 ou 4 vezes. Não necessita de receita médica.

O remédio trata os piolhos vivos e não as lêndeas, que voltam a proliferar quando nascem.

Então, se não tratar o meio ambiente como cama, travesseiros, colchão, sofá, tapete, banco do carro etc, as crianças podem pegar novamente os piolhos que ficaram nesses lugares.

Ao mesmo tempo tomar o remédio e tira as lêndeas dos cabelos com pente fino. Podemos lavar o cabelo (como no passo 3 acima) ao chegarem da escola e lavar toda a roupa antes que as crianças encostem na cama ou no sofá.

Você deve examinar diariamente os cabelos para ver se acha algum piolho ou lêndeas, trocar toda a roupa de cama e passar vapor quente (do tipo Vaporeto) em tudo: travesseiro, colchão sofá, tapete, almofadas e banco do carro.
Tudo no mesmo dia, por exemplo no sábado. E depois de sete dias, no sábado seguinte, repita tudo novamente. E se depois disso ainda sobrarem alguns piolhinhos, repita tudo novamente num terceiro sábado.

E deve verificar se mais alguém que tem contato com a criança também está infectada e fazer o tratamento para essa pessoa também.

As vezes um amigo na escola tem e repassa para as crianças os piolhos toda vez. O piolho é uma praga, dissemina muito rápido e é difícil de tratar. É ótimo ter um grupo de mães para também para trocar experiências, disseminar o tratamento e exterminar o piolho.

Já tive pacientes que se re-contaminavam nos lugares mais inesperados, como nos bancos da perua escolar.

Não há tratamento específico para prevenir piolho. As crianças com piolhos devem ser afastadas, tratadas e retornam à escola quando livres do parasita. A escola também deve fazer um trabalho de prevenção e limpeza regularmente.

Autor: Dra.Cíntia Vranjac.