Cuidados com a Febre

A temperatura normal do seu filho irá variar de acordo com a sua idade, atividade e da hora do dia. Bebês tendem a ter temperaturas mais altas do que as crianças mais velhas, e a temperatura de todos é maior, em geral, entre o final da tarde e início da noite e menor entre o meio da noite e de manhã cedo.

Normalmente, o seguinte é considerados normal, enquanto que valores mais elevados indicam febre.

Leitura corporal de 37,2 graus Celsius ou menos.

Febre: um sinal ou sintoma de doença

Por si só, febre não é uma doença. Pelo contrário, é um sinal ou sintoma de doença. Na verdade, normalmente é um sinal positivo, indica que o corpo está lutando contra a infecção. A febre estimula certas defesas, assim como as células brancas do sangue, que atacam e destroem as bactérias invasoras.

A febre pode ser importante para ajudar seu filho a lutar contra sua infecção. No entanto, a febre pode trazer desconforto ao seu filho. Ele aumenta sua necessidade de fluidos e faz a sua frequência cardíaca e taxa de respiração aumentar.

A Febre, em geral, acompanha doenças respiratórias, tais como:

• Laringite
  • Pneumonia
  • As infecções de ouvido
  • Influenza (gripe)
  • Constipações graves
  • Dores de garganta

Por conseguinte, pode ocorrer com infecções do intestino, do sangue, ou do trato urinário, inflamações do cérebro e da medula espinhal (meningite), e com uma grande variedade de doenças virais.

Convulsões febris

Em crianças entre seis meses e cinco anos, a febre pode desencadear convulsões, chamados de convulsões febris. Estas convulsões tendem a ocorrer entre membros da mesma famílias, e geralmente acontecem durante as primeiras horas de uma doença febril. As crianças podem ter um olhar "peculiar" por alguns momentos, então endurecer, ter contração muscular, e reviram os olhos. Elas não irão responder por um curto período de tempo e sua pele pode parecer ser um pouco mais escura do que o habitual durante o episódio. A convulsão em geralmente dura menos de um minuto ou pode durar alguns poucos segundos, mas pode parecer uma vida inteira para um pai assustado. Apesar de incomum, convulsões pode durar até quinze minutos ou mais. É reconfortante saber que as convulsões febris quase sempre são inofensivos e não causam danos cerebrais, problemas no sistema nervoso, paralisia, deficiência intelectual, ou a morte, embora elas devem ser comunicados imediatamente ao seu pediatra. Se seu filho está tendo dificuldade para respirar ou a convulsão não pára dentro de quinze minutos, procure assistência média imediatamente e entre e, contato com o seu pediatra.

Crianças menores de um ano, no momento da sua primeira convulsão febril simples tem aproximadamente uma chance de 50 por cento de ter outro ataque, enquanto que crianças com mais de um ano de idade na sua primeira crise tem aproximadamente uma possibilidade de 30 por cento de ter um segundo ataque. No entanto, convulsões febris raramente acontecem mais de uma vez dentro de um período de vinte e quatro horas (de um dia). Embora muitos pais se preocupam que uma convulsão febril pode levar a epilepsi, é importante saber que convulsões epilépticas não são causados ​​por uma febre e que crianças com um histórico de convulsões de febre têm apenas uma pequena probabilidade de desenvolver epilepsia aos sete anos de idade.

Não confunda Febre com Insolação

Um raro, mas grave problema é confundir a com febre é doenças relacionadas ao calor ou insolação. A Insolação não é causada por infecção ou uma condições internas, mas devido ao calor ambiental. Isso pode ocorrer quando uma criança está, por exemplo, em um lugar muito quente, uma praia no verão ou em carro fechado e superaquecido em um dia de verão. Deixando as crianças sozinhas em carros fechados é a causa de várias mortes por ano. Nunca deixe um bebê ou criança sozinha em um carro fechado, mesmo que por alguns minutos.

A insolação pode ocorrer quando um bebê está super agasalhado em clima quente e úmido. Nestas condições a temperatura corporal pode aumentar para níveis perigosos (acima de 40,5 graus Celsius). Neste caso a temperatura corporal deve ser reduzida rapidamente com uma esponja com água fria, ventilação e remoção para um local fresco. Depois que a criança for resfriada, ela deve ser levada imediatamente a um pediatra ou o pronto socorro. A insolação é uma condição de emergência.

Use sempre um Termômetro

Sempre que você achar que seu filho está com febre, tome a sua temperatura com um termômetro. Apenas sentindo a temperatura da pele não é correto, especialmente quando a criança estiver passando por um calafrio.

Autor: Dra.Cíntia Vranjac.

Fonte: Caring for Your Baby and Young Child: Birth to Age 5 - Copyright © American Academy of Pediatrics